Não se pode dizer que seja uma leitura agradável, mas é uma leitura que nos faz recordar as atrocidades que se cometeram em tempo de guerra.
A guerra tem muitas vicissitudes, até a de proporcionar parcerias impensáveis noutras condições de vida.
Esta história verídica relata-nos a origem e o desenvolvimento de uma aliança improvável entre dois desconhecidos, uma criança e um adulto pouco recomendável, que proporciona a ambos condições de sobrevivência na clandestinidade, assim como uma forma de colaborarem nas operações secretas de sabotagem contra os invasores alemães.
Notas sobre o autor:
Nascido a 08 de setembro de 1942 em Milwaukee, Larry Stillman formou-se na Universidade de Minnesota com um bacharelado em Publicidade e Psicologia, em 1964. Vive com a esposa, Loraine, em Vernon Hills. Têm dois filhos e quatro netos.
Esta é uma história de aventura verídica, obtida através da entrevista que o autor fez a Morris Goldner (que viveu na pele este drama) e que dramatiza as experiências da vida real de um sobrevivente do Holocausto que, como um adolescente na Polónia, foi resgatado e tutelado por um notório criminoso que se transformou em mercenário.