Sugestões para oferecer ou para ler...


quarta-feira, 25 de julho de 2012

"UMA ALIANÇA FEITA NO INFERNO"

Confesso que não sou muito fã de livros que abordem o tema guerra mas este chamou-me a atenção por ser um caso verídico, contado na primeira pessoa, por alguém que passou pelos horrores da guerra enquanto ainda era criança e que teve a desventura de ter nascido judeu, tendo que suportar todas as consequências que essa condição lhe trouxe no decorrer da sua vida.
Não se pode dizer que seja uma leitura agradável, mas é uma leitura que nos faz recordar as atrocidades que se cometeram em tempo de guerra.
A guerra tem muitas vicissitudes, até a de proporcionar parcerias impensáveis noutras condições de vida.
Esta história verídica relata-nos a origem e o desenvolvimento de uma aliança improvável entre dois desconhecidos, uma criança e um adulto pouco recomendável, que proporciona a ambos condições de sobrevivência na clandestinidade, assim como uma forma de colaborarem nas operações secretas de sabotagem contra os invasores alemães.
Notas sobre o autor:
Nascido a 08 de setembro de 1942 em Milwaukee, Larry Stillman formou-se na Universidade de Minnesota com um bacharelado em Publicidade e Psicologia, em 1964. Vive com a esposa, Loraine, em Vernon Hills. Têm dois filhos e quatro netos.
Esta é uma história de aventura verídica, obtida através da entrevista que o autor fez a Morris Goldner (que viveu na pele este drama) e que dramatiza as experiências da vida real de um sobrevivente do Holocausto que, como um adolescente na Polónia, foi resgatado e tutelado por um notório criminoso que se transformou em mercenário.