Sugestões para oferecer ou para ler...


terça-feira, 13 de dezembro de 2011

LASANHA DE BERINGELA

Mais uma receita preparada para aproveitar o resto da colheita das beringelas da minha horta. Prometo que desta vez é que foi o fim da colheita... eh eh eh.
Com tanta beringela não as podia mesmo deixar estragar e como tempo está frio, apetece mesmo ligar o forno. A receita é da revista "Saúde à Mesa" de Outubro de 2009. Um belo prato para os apreciadores de comida vegetariana.
1kg de beringelas
1 colher de sopa de oregãos
0,5dl de azeite + azeite q.b.
8 tomates maduros
1 cebola
3 dentes de alho
1 colher de café de sal
pimenta acabada de moer q.b.
1 alho francês
5dl de molho béchamel light
100gr de queijo ralado light

Ligue o forno a 190º. Lave as beringelas, retire-lhes as extremidades e corte-as em fatias finas. Espalhe-as no tabuleiro do forno, polvilhe com um pouco de oregãos e regue com um fio de azeite. Leve ao forno até ficarem secas.
Mergulhe os tomates em água a ferver durante 20 segundos. Retire, mergulhe em água fria, elimine a pele e as sementes e pique-os.
Descasque a cebola e os alhos e pique tudo. Aloure 3 colheres de sopa de azeite, até a cebola ficar transparente. Junte o tomate, os restantes oregãos, sal e pimenta acabada de moer e deixe cozinhar até o tomate ficar bem desfeito. Desligue o lume.
Limpe o alho francês, corte-o em rodelas ou tiras finas, lave-as e deite-as para um tacho. Junte o restante azeite, leve a lume brando e deixe cozinhar até o alho ficar bem tenro. Adicione depois o béchamel, mexa e desligue o lume.
Barre um pirex com azeite e coloque dentro camadas de beringela alteranadas com o tomate e o molho béchamel, sendo que a última deve ser de béchamel. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno até ficar douradinho. Sirva quente.
Informação Nutricional da revista "Saúde à Mesa":
Ingredientes para 5 pessoas
Calorias por dose: 390 Kcal
Interesse Nutricional: A beringela apresenta grandes quantidades de água e um baixo valor energético. É rica em ácido fólico e potássio.

6 comentários:

  1. Esse queijinho todo derretidinho está a fazer água na boca.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. otimo aspecto. ando há seculos para fazer este tipo de rceita será que é desta???'

    Jinhos
    Tita

    ResponderEliminar
  3. Não gosto de beringela, mas tenho que confesar que este pratinho ficou com um aspecto muito apetitoso, era capaz de provar!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá minha querida, deixa-me dizer-te que esta lasanha enche-me os olhinhos, ehehehe.
    tudo bem?
    bjs

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....