Sugestões para oferecer ou para ler...


segunda-feira, 4 de abril de 2011

"FEITO EM CASA"

Este é um daqueles livros que eu não podia mesmo deixar de comprar, pois se já sou fã dos blogs da Colher-de-Pau (As Minhas Receitas & A economia cá de casa) era impossível ficar indiferente ao livro. E embora seja um livro de receitas, fica muito bem como livro de cabeceira, pois está escrito em forma de diário, de uma forma ligeira e muito divertida, que se lê com grande prazer. Enfim.. nem vos digo mais nada... o melhor é comprarem e comprovarem por vocês mesmos. Deixo mais esta sugestão para a Academia dos Livros.
Para Joana Roque, cozinhar, mais do que uma arte, é um prazer. Cresceu entre tachos e panelas a fumegar, o cheiro a refogados bem apurados e tabuleiros espalhados na cozinha da mãe e da avó que, de avental aprumado e ar atarefado, lhe foram transmitindo alguns conselhos únicos, histórias de bolos com nomes de tias, de pratos que já a bisavó fazia, de petiscos feitos a olho e outras tantas receitas de família. "Feito em Casa" é um livro indispensável em qualquer cozinha. Com mais de 250 receitas e conselhos de economia doméstica, Joana Roque traz-nos receitas tradicionais, os seus pratos preferidos para comer em frente à televisão, a sua "comida de conforto" para dias em que precisamos de um mimo especial, as receitas rápidas e práticas para receber familiares e amigos em casa, os "jantares comunitários", os bolos para festas de aniversário, as bolachas para uma tarde de frio, pratos que conseguimos fazer com restos, sanduíches para levar para a praia, etc.

Sabia que com um quilo de carne picada pode fazer pratos variados? Que a melhor forma de não deixar legumes frescos apodrecerem no seu frigorífico é congelá-los em sacos com etiquetas? Que um jantar com 20 pessoas em casa não precisa de ser um stress desde que se siga as dicas da autora para a organização de um jantar? Que em vez de gastar dinheiro em prendas de Natal pode criar os seus próprios cabazes? Que há refeições ideais para cozinhar? Ao longo de doze meses acompanhamos o dia-a-dia de Joana Roque e os truques que utiliza para fazer receitas rápidas, saborosas, com os ingredientes que temos na despensa, e que, mais importante do que tudo, saem sempre bem. Notas sobre a autora:
Joana Roque tem 32 anos e é formada em Turismo pela Escola Superior de Educação de Coimbra. É casada e sempre gostou de cozinhar e de comer. Em Abril de 2006 criou um blog sobre dietas para a ajudar com as suas tentativas para perder peso, mas rapidamente passou a ser solicitada para partilhar as receitas daquilo que comia.
Em Maio de 2006 surge então o blog "As Minhas Receitas", com receita simples e acessíveis a todos, dos doces aos salgados, do peixe à carne, das entradas aos pratos principais. De segunda a sexta, uma receita por dia. Em finais de 2008, surge o blog "A Economia Cá de Casa", que pretendia ser um complemento ao blog das receitas, com dicas e sugestões de economia doméstica, mas que rapidamente ganhou um público e vida própria. O objectivo é partilhar os conhecimentos transmitidos pela sua mãe e pela sua avó, determinantes para o seu gosto pela cozinha, e ajudar as pessoas a comer melhor no dia-a-dia.