Sugestões para oferecer ou para ler...


quarta-feira, 1 de junho de 2011

"SEM SANGUE"

Retomei o bom ritmo de leitura por isso agora tem sido despachar livros uns atrás dos outros. Se dizem que a leitura é o alimento da alma, então posso dizer que a minha tem andado bem alimentada nos últimos tempos... eh eh eh... (por isso, e por mais que eu prometa a mim própria que não compro mais livros, no mês passado comprei 3... lol).
Esta obra é um livro pequeno, que se lê num instante. Escrita algo violenta... mas no entanto interessante.
Quando os seus inimigos finalmente o encontram, Manuel Roca obriga Nina, a sua filha pequena, a meter-se num esconderijo debaixo de um alçapão na despensa, a partir do qual testemunhará o assassinato do seu pai e do seu irmão. Após a matança, Tito, um dos assassinos, encontra o esconderijo de Nina, mas, apiedado da inocência da criança, não diz nada aos seus cúmplices.
Décadas mais tarde, Nina é uma intrigante mulher que passeia pela rua quando encontra um já idoso Tito a vender lotaria. Este encontro revelará até que ponto a traumática experiência da sua infância marcou ambas as personagens, e se serão alguma vez capazes de a superar.
Notas sobre o autor:
Alessandro Baricco nasceu em Turim em 1958. Além de escritor, é crítico musical e director de cinema. Com o seu primeiro romance, Terras de Cristal, ganhou o prémio Médicis Étranger em França e foi finalista do prémio Selezione Campiello em Itália.
O seu quarto romance, Seda (1996), bestseller internacional, converteu-o numa das mais interessantes vozes da narrativa contemporânea. Em Sem Sangue (2002), crueldade e beleza misturam-se com um estilo subtil e requintadamente poético. Entre os seus romances encontram-se também títulos como City, Castelos de Raiva, Oceano Mar e Esta História. Destaca-se também a sua obra de teatro Novecentos.